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Procon de Maringá realiza mais de 15 mil atendimentos em 2024

Procon de Maringá elaborará cartilha com orientações lúdicas para crianças sobre noções de educação financeira

Procon de Maringá realiza mais de 15 mil atendimentos em 2024

Procon de Maringá realiza mais de 15 mil atendimentos em 2024

O Procon de Maringá realizou mais de 15 mil atendimentos em 2024. Segundo a coordenadora do órgão, Coronel Audilene, o consumidor pode procurar o Procon sempre que houver uma relação de consumo e o contrato for de alguma forma quebrado, ou não cumprido. Os canais de atendimento do Procon são: 151 e (44) 3293-8150, além do email procon@maringa.pr.gov.br.

Cartilha com orientações de consumo será entregue nas escolas

Até o início das aulas, o Procon vai elaborar uma cartilha com orientações lúdicas para crianças sobre noções de educação financeira, como não cair em furadas e ser um bom consumidor. A cartilha será entregue nas escolas e será ensinado às crianças como economizar energia, água, luz, telefone e ar-condicionado. Além disso, será explicado que a pesquisa de preço é importante e que comprar produtos estragados pode trazer prejuízos à saúde. A cartilha será elaborada em linguagem simples para que a criança possa entender e aplicar no seu dia a dia.

Pesquisas divulgadas pelo Procon

O Procon de Maringá divulga semanalmente o preço dos combustíveis e mensalmente da cesta básica e gás de cozinha. Na época do material escolar, é divulgado o preço dos materiais em diferentes lojas. O Procon também faz pesquisas para eventos como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal. As pesquisas são divulgadas no portal do Procon com detalhes sobre o preço por loja.

Atuação do Procon nas reclamações dos consumidores

O Procon atua em reclamações de consumidores relacionadas a problemas como taxas bancárias, cobranças indevidas em operadoras de celular, empréstimos não feitos, água e luz cobradas a mais sem justificativa, produtos com defeitos e atraso na entrega de encomendas. O consumidor pode procurar o Procon para análise da documentação e reclamação junto ao fornecedor. Se não houver acordo, é feita uma notificação e, se necessário, uma audiência para resolução do problema. Caso não seja resolvido, o consumidor pode entrar com ação no Juizado Especial. O Procon também divulga os fornecedores que apresentam problemas e não resolvem a situação.


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