CEOs de empresas de tecnologia confirmam presença na posse de Trump
Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, e Jeff Bezos, fundador da Amazon, confirmaram sua presença na posse do presidente eleito Donald Trump, programada para a próxima segunda (20). A presença de figuras importantes da indústria da tecnológica na cerimônia de posse de Trump reflete uma rápida mudança na relação entre esses líderes e o presidente eleito.
Relação conturbada
Durante o primeiro mandato de Trump, tanto Bezos quanto Zuckerberg tiveram confrontos públicos com o presidente, abordando questões que variavam desde a propriedade de Bezos sobre o The Washington Post até a postura de Zuckerberg em relação à imigração e à desinformação nas redes sociais.
Suavização das críticas
Com a aproximação do segundo mandato de Trump, a indústria de tecnologia parece ter suavizado suas críticas. Vários CEOs, incluindo Musk, têm elogiado o presidente e contribuído para o fundo inaugural. Musk, por exemplo, foi nomeado para um cargo na nova “Departamento de Eficiência Governamental”, que tem como objetivo identificar e eliminar desperdícios no governo. Ele também tem passado tempo com Trump em seu resort Mar-a-Lago, na Flórida.
Na semana passada, Zuckerberg afirmou que trabalhará junto com o presidente eleito, Donald Trump, para “impedir governos ao redor do mundo de irem atrás de empresas americanas e empurrar censura”. A empresa anunciou a mudança de moderação para uso do sistema de “notas de comunidade”, modelo semelhante ao usado por Musk no X.
Doações
Além disso, empresas como Amazon e Meta contribuíram com US$ 1 milhão cada para o fundo inaugural de Trump, enquanto o Google também fez uma doação semelhante. Outros líderes do setor, como Sam Altman, CEO da OpenAI, e Tim Cook, da Apple, também contribuíram com o mesmo valor, embora a Apple não tenha comentado oficialmente sobre a doação.
Júlio Rossato