Força Nacional é enviada para Rondônia
O Ministério da Justiça e Segurança Pública enviará um efetivo da Força Nacional para Rondônia, com o objetivo de auxiliar os órgãos de segurança pública estaduais a conter os ataques criminosos que ocorreram nos últimos dias em Porto Velho e Mirante da Serra. Os agentes atuarão por 90 dias e realizarão atividades imprescindíveis à preservação da ordem pública e segurança patrimonial.
Ataques a ônibus em Porto Velho
A Polícia Civil de Porto Velho está tentando identificar os responsáveis pelos ataques a ônibus que vêm ocorrendo na cidade. A principal linha de investigação é que o crime teria sido motivado pela disputa por um dos lotes do assentamento. A população local está alarmada com os ataques orquestrados e sem transporte público nesta terça-feira (14).
Operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura
A onda recente de ataques é atribuída a facções criminosas e é uma reação à Operação Aliança Pela Vida, Moradia Segura, realizada pela Polícia Militar em conjuntos habitacionais dominados por organizações criminosas. A operação resultou na retomada de cerca de 70 apartamentos invadidos por bandidos que expulsaram os moradores, bem como na apreensão de drogas e armas. A facção criminosa obtém lucro não apenas com a venda de drogas, mas também com roubos e venda e aluguéis desses imóveis.
Júlio Rossato