Ministro do STF pede convite oficial de Bolsonaro para posse de Trump
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a apresentação do “convite oficial” para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em resposta, a defesa de Bolsonaro apresentou um e-mail recebido pelo cerimonial do evento, afirmando que a mensagem já se tratava do chamamento definitivo.
Passaporte retido
Bolsonaro está com o passaporte retido em razão de investigação por suposta tentativa de golpe de Estado e depende do Supremo para ter o documento liberado e poder viajar aos EUA. A Corte já recusou pedidos semelhantes de Bolsonaro em duas ocasiões.
T47 Inaugural
O e-mail apresentado pela defesa de Bolsonaro foi enviado pelo endereço info@t47inaugural.com. O “T47 Inaugural” é uma entidade privada criada para organizar os eventos do dia da posse de Donald Trump.
É praxe nos EUA que um comitê privado, ligado ao presidente prestes a assumir o mandato, esteja encarregado do cerimonial da posse. O “T47 Inaugural” está a cargo do empresário Steve Witkoff e da ex-senadora da Geórgia Kelly Loeffler.
Confirmação
O Estadão procurou o “T47 Inaugural” para confirmar o envio do convite a Jair Bolsonaro, mas não obteve retorno.