Conheça João Fonseca, a nova estrela do tênis brasileiro
Nova estrela do tênis brasileiro, João Fonseca vem ganhando as manchetes nas últimas semanas em razão das 14 vitórias consecutivas, dos dois títulos seguidos e da grande estreia no Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, nesta terça-feira. O sucesso do jovem tenista, de apenas 18 anos, vem sendo moldado nos últimos anos a partir do trabalho da sua família, fanática por esportes, de uma equipe estruturada e até com ajuda indireta da lenda suíça Roger Federer.
Família esportista
O carioca João Fonseca quase optou pelo futebol antes de escolher o tênis, e seu amor pelo esporte começou depois de sofrer uma lesão no futebol. Seus pais são esportistas amadores e seus irmãos também são apaixonados por esportes. O pai é do mercado financeiro e a mãe já organizou eventos esportivos. A família tem ajudado João Fonseca a construir uma equipe técnica consolidada, que o acompanha em todos os torneios do calendário.
Apoio de peso
A empresa de artigos esportivos ON, que tem Roger Federer como sócio cofundador, é o principal patrocinador de João Fonseca. Esta é uma parceria quase exclusiva no mundo do tênis, e apenas três tenistas são apoiados atualmente pela ON, um deles é Fonseca. A parceria começou em 2023.
Resultados
João Fonseca vem chamando atenção dos especialistas e dos astros do circuito desde 2023. No fim daquele ano, o sérvio Novak Djokovic, recordista de títulos de Grand Slam, já fazia elogios ao jogo do jovem brasileiro. Nas últimas semanas, a lista aumentou com declarações positivas do americano Andy Roddick, ex-número 1 do mundo, da lenda alemã Boris Becker e do australiano Nick Kyrgios. Fonseca já venceu o Torneio Next Gen Finals, que reúne os oito melhores do mundo com até 20 anos de idade, e também o Challenger de Camberra, na Austrália, na primeira semana do ano.
Ranking
Em sua primeira temporada como profissional, em 2024, Fonseca saltou do 730º posto para o 145º lugar no ranking da ATP. Neste momento, ocupa oficialmente o 112º lugar. Mas deve ganhar colocações ao fim do Aberto da Austrália, entrando finalmente no Top 100. Pelas projeções, informais, Fonseca figura no momento no 98º lugar, superando o compatriota Thiago Monteiro.