Novo ministro da Secom pretende alinhar discurso do governo federal
O novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, disse que pretende se reunir com as assessorias dos ministérios para fazer um alinhamento e unidade do discurso do governo federal.
"Não adianta um ministro atirar para um lado e o outro, para outro. Então, vamos fazer isso, a reunião. É um esforço grande, temos que estar junto com as Ascom assessorias de comunicação procurando apoio, pegando as informações”, afirmou o ministro a jornalistas nesta terça-feira (14), dia em que tomou posse como responsável pela Secom.
O publicitário Sidônio Palmeira, que foi o responsável pela comunicação na vitoriosa campanha presidencial de Lula nas eleições de 2022, substituiu o antigo ministro, Paulo Pimenta (PT).
Sidônio também afirmou que o governo defenderá a “soberania nacional” na discussão sobre as regras para as redes sociais e o combate aos discursos de ódio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mobilizou sua gestão depois de o fundador da Meta – dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp –, Mark Zuckerberg, anunciar o fim da checagem de fatos em suas plataformas nos Estados Unidos.
O governo brasileiro interpelou a empresa para saber se as medidas valeriam para o Brasil – e agora tem as respostas em mãos.
Reunião da Secom com a AGU
Sidônio afirmou que a Secom participará da reunião com a Advocacia Geral da União (AGU) em que será discutido o assunto. A AGU assumiu protagonismo no caso porque representa o governo federal em disputas judiciais e aconselha o presidente da República nas situações em que um embate nos tribunais é provável.
Corroborando o discurso de Mark Zuckerberg, a big tech afirma que, nos últimos anos, o modelo de checagem de notícias até então vigente acabou, na prática, “limitando o debate político legítimo”
(Com Estadão Conteúdo)