Novo ministro da Secom toma posse
O publicitário Sidônio Palmeira tomou posse como o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia no Palácio do Planalto.
Sidônio substituiu o antigo ministro, Paulo Pimenta (PT), que vinha sendo alvo de críticas internas no partido e no governo. Sidônio foi o responsável pela comunicação na vitoriosa campanha presidencial de Lula nas eleições de 2022.
Desafios e objetivos
Em seu discurso de posse, Sidônio afirmou que assume o desafio guiado pelo sentimento de justiça e que a comunicação está no centro dos desafios mundiais. Ele também se referiu à propagação de notícias falsas contra o governo, principalmente por meio das redes sociais.
Sidônio afirmou ainda que é necessário ampliar a percepção sobre o papel da comunicação neste novo mundo e que a comunicação deve ser compartilhada por todos. Ele concluiu que a comunicação deve ser a enzima que liga a política à gestão, tornando a política mais integrada e a gestão mais eficiente.
Mudanças na Secom
O governo federal já começou a promover as primeiras mudanças na pasta de comunicação do governo. O secretário de imprensa do Planalto, José Chrispiniano, foi demitido. Sidônio ganhou carta branca de Lula para fazer alterações na Secom.
Quem deve assumir a vaga de secretário de imprensa do governo é o jornalista Laércio Portela.
Com algumas restrições impostas pela equipe médica que o acompanhou recentemente, a tendência é a de que Lula diminua o ritmo de viagens e compromissos públicos nas primeiras semanas do ano e aposte em entrevistas a emissoras de rádio e mensagens por meio das redes sociais.
Júlio Rossato