Notícias

Pequenas empresas nos EUA estão otimistas com política de Trump

O índice de otimismo da Federação Nacional de Empresas Independentes subiu para 105,1 em dezembro, o nível mais alto desde outubro de 2018.

Pequenas empresas nos EUA estão otimistas com política de Trump

O otimismo das pequenas empresas nos EUA continuou sua alta em dezembro, alcançando o nível mais alto desde outubro de 2018, impulsionado pelas expectativas de políticas favoráveis sob a presidência do eleito Donald Trump.

O índice de otimismo da Federação Nacional de Empresas Independentes (NFIB) subiu 3,4 pontos no mês passado, atingindo 105,1, após o maior aumento mensal já registrado em novembro. Sete dos 10 componentes do índice melhoraram, liderados por um salto de 16 pontos na proporção líquida de empresas que esperam melhores condições de negócios — levando essa medida ao nível mais alto em dados mensais desde 2002.

Expectativas de vendas e expansão

As expectativas de vendas também se fortaleceram: a proporção de entrevistados que antecipam vendas mais altas subiu 8 pontos, atingindo o nível mais alto desde janeiro de 2020. As empresas também estavam mais dispostas a expandir devido ao clima político.

Questões relacionadas à mão de obra e crédito

As questões relacionadas à qualidade da mão de obra também estão se estabilizando, especialmente em relação à dificuldade das empresas em encontrar candidatos qualificados e à incapacidade de preencher vagas abertas. A proporção de empresas que esperam condições de crédito mais difíceis nos próximos três meses caiu para a menor proporção desde fevereiro de 2020.

Inflação e dados governamentais

Embora os proprietários ainda considerem a inflação como seu problema mais importante, as recentes mudanças de preços e as planejadas parecem estar se estabilizando em níveis um tanto elevados. Os dados do governo que devem ser divulgados na quarta-feira devem mostrar que os preços ao consumidor, excluindo alimentos e energia, continuaram a crescer em um ritmo firme em dezembro, ressaltando a preferência do Federal Reserve em manter as taxas de juros inalteradas por enquanto.

Conclusões da pesquisa

As conclusões da pesquisa da NFIB foram baseadas em 513 respostas de uma amostra de 5.000 proprietários — colocando a taxa de resposta em 10,3%.


Publicado em:
Atualizado em: