Projeto de lei sancionado para parques eólicos na costa brasileira
A analista ESG da XP, Luiza Aguiar, afirmou em entrevista ao programa Morning Call da XP que o projeto de lei para regulamentar o desenvolvimento e licenciamento de parques eólicos na costa brasileira é bastante positivo. Ainda, ela explicou que haviam três artigos incluídos no Congresso que não estavam relacionados ao tema principal do projeto de lei, conhecidos como jabutis, que foram vetados pelo governo federal na sexta-feira passada.
Segundo Aguiar, caso esses três artigos fossem aprovados junto com o projeto de lei, poderiam causar distorções no preço de energia, onerando o consumidor. Ela acredita que o Congresso ainda pode pressionar pela aprovação desses artigos, e que será necessário ver se o governo terá força para sustentar os vetos após o recesso legislativo.
Por outro lado, a analista destacou que há 103 projetos com capacidade de 245 gigawatts de energia eólica offshore, sete vezes mais do que a energia eólica onshore instalada no Brasil. Para Aguiar, esse é um potencial significativo que destravaria um enorme potencial, devido à costa extensa e às condições favoráveis e consistentes de vento no país.
Júlio Rossato