Bolsonaro tem pedido de devolução de passaporte negado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou irritado com a negação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em devolver seu passaporte. Bolsonaro solicitou o documento para viajar aos Estados Unidos e participar da posse do presidente eleito, Donald Trump, em Washington, mas Moraes negou o pedido. O ex-presidente afirmou que Trump gostaria de apertar sua mão. No entanto, Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado e a chance de vitória no recurso é pequena.
Convite para a posse
Bolsonaro recebeu um convite formal para a posse do presidente eleito, enviado por uma equipe escolhida por Trump. O convite foi enviado para o e-mail do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em 8 de janeiro de 2025. A defesa do ex-presidente pediu a liberação de seu passaporte, alegando que ele foi honrado ao receber o convite. No entanto, o ministro Alexandre de Moraes negou o pedido, seguindo o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) que não viu interesse público que justificasse a flexibilização da restrição imposta ao ex-presidente.
Michelle Bolsonaro representará Bolsonaro
Com a negação do pedido, a esposa de Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, irá representá-lo na posse de Trump e receberá um tratamento especial por causa da consideração e amizade construída durante dois anos entre Bolsonaro e o presidente eleito.
Júlio Rossato