Notícias

Descobertas pegadas de dinossauros em pedreira britânica

Cientistas descobriram quase 200 pegadas de dinossauros em uma pedreira de Oxfordshire, Inglaterra, remontando ao período Jurássico Médio, o maior sítio de pegadas de dinossauros conhecido no Reino Unido.

Descoberta de pegadas de dinossauros no Reino Unido

Cientistas britânicos encontraram quase 200 pegadas de dinossauros em Oxfordshire, Inglaterra. A descoberta foi feita em 2023 por um trabalhador da pedreira, enquanto extraía calcário para a construção de estradas. As trilhas foram apelidadas de 'estrada dos dinossauros'.

A maior descoberta de pegadas de dinossauros no Reino Unido

Embora outras trilhas jurássicas tenham sido documentadas em várias partes do mundo, essa nova descoberta em Oxfordshire é considerada o maior sítio de pegadas de dinossauros conhecido no Reino Unido.

Detalhes sobre as pegadas de dinossauros

Os pesquisadores descobriram cinco trilhas extensas, sendo a mais longa com mais de 150 metros de comprimento. Quatro dessas trilhas continham marcas de dinossauros herbívoros de pescoço longo, possivelmente do gênero Cetiosaurus. A quinta trilha continha impressões do Megalosaurus, um dinossauro carnívoro.

Comportamento dos dinossauros

As pegadas fornecem pistas sobre o comportamento desses dinossauros, como suas interações sociais e hábitos alimentares. A maioria dos dinossauros estava se movendo em direção ao nordeste a uma velocidade média de cerca de 5 km/h, semelhante ao passo de um humano. As trilhas do Megalosaurus cruzavam as dos sauropodes, indicando que o predador pode ter se movido pela área logo após os herbívoros.

Pesquisa em andamento

Os pesquisadores planejam continuar suas escavações e análises, utilizando imagens aéreas para criar modelos 3D das pegadas, permitindo uma investigação mais aprofundada sobre esses habitantes do passado.


Publicado em:
Atualizado em: