Notícias

Economista da XP fala sobre dados de atividade econômica no Brasil e inflação nos EUA

Rodolfo Margato, economista da XP, fala sobre desaceleração da economia brasileira e alívio no mercado global por conta da divulgação da inflação ao consumidor nos EUA.

Economista da XP fala sobre dados de atividade econômica no Brasil e inflação nos EUA

O economista Rodolfo Margato, da XP, afirmou no programa Morning Call da XP que a desaceleração da economia brasileira tem sinais mais concretos, com dados de contração de serviços em novembro e números mais fracos no mesmo mês na produção industrial e comércio varejista, revelando um cenário de diminuição de atividade. Ele ressaltou que houve uma piora das condições financeiras no final do ano passado, afetando a decisão de consumo e investimentos, o que indica a expectativa de arrefecimento da atividade econômica ao longo de 2025. Para o economista, isso mostra o efeito da política monetária de juros mais restritivos, diminuindo o ritmo de crescimento da atividade, consequentemente reduzindo a pressão da inflação.

No entanto, nos Estados Unidos, o mercado global teve um alívio por conta da divulgação da inflação ao consumidor, que foi mais benigna do que o esperado. O economista explicou que há dúvidas sobre o processo de desinflação na economia americana ao longo de 2025, especialmente por conta das medidas que serão adotadas durante o governo Trump, como as tarifas de importação. Margato apontou que talvez seja mais gradual a adoção dessas tarifas, mas ainda há incerteza sobre o processo.


Publicado em:
Atualizado em: