Fábricas de automóveis podem fechar em 2025, diz Gartner
Várias fábricas de automóveis europeias e norte-americanas correm o risco de serem fechadas ou vendidas este ano diante de um quadro de excesso de capacidade e concorrência feroz de preços, disse a empresa de pesquisa de mercado Gartner em relatório nesta quinta-feira.
As montadoras provavelmente reduzirão capacidade de produção nos dois continentes em 2025, pois enfrentarão metas de emissões de poluentes e tarifas de importação maiores, enquanto o domínio dos veículos elétricos da China aumentará devido à sua vantagem em software e eletrificação, disse a empresa.
Fábricas em risco
Os fechamentos ou vendas de instalações são mais prováveis em países de alto custo, atingidos por crescente concorrência, disse à Reuters o analista vice-presidente do Gartner, Pedro Pacheco.
“Isso é um pouco como uma panela de pressão”, disse Pacheco. “A pressão aumenta, aumenta e… isso levará uma série de montadoras a tomar decisões mais pragmáticas.”
As marcas chinesas podem comprar fábricas para superar as barreiras comerciais ou abrir novas fábricas em países europeus de custo mais baixo e parceiros de livre comércio, como Marrocos ou Turquia, previu a empresa.
Metas de emissões de CO2
Temendo interrupções decorrentes das regras de emissão de CO2 da União Europeia para 2025, o presidente-executivo da fornecedora automotiva alemã Bosch, Stefan Hartung, disse à publicação Auto Motor und Sport na quarta-feira que o bloco deve se abster de multar empresas que não atingirem as metas.
A indústria automotiva da Europa não está mais no caminho certo para atingir metas de veículos elétricos para 2030 e 2035, disse Luc Chatel, presidente do lobby automotivo francês PFA.
Crescimento de veículos elétricos
Apesar dos desafios à eletrificação, o Gartner espera que as vendas de ônibus, carros, vans e caminhões pesados elétricos cresçam 17% em geral em 2025. A empresa prevê que mais de 50% de todos os modelos de veículos comercializados pelas montadoras serão elétricos até 2030.
Transformação digital
Para alcançar essa mudança, as montadoras tradicionais podem comprar a arquitetura de software de fabricantes de veículos elétricos mais novos e de empresas digitais, aumentar os centros de pesquisa ou fazer parcerias com empresas de tecnologia para criar joint ventures de veículos elétricos autofinanciadas, disse Pacheco.
(Por Alessandro Parodi)