Notícias

Mark Carney anuncia candidatura à liderança do Partido Liberal do Canadá

Mark Carney, ex-governador do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra, anuncia oficialmente sua candidatura à liderança do Partido Liberal do Canadá.

Mark Carney anuncia candidatura à liderança do Partido Liberal do Canadá

Após meses de especulação sobre suas ambições políticas, o ex-governador do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra, Mark Carney, anunciou oficialmente sua candidatura à liderança do Partido Liberal do Canadá.

Carney lançou sua campanha em sua cidade natal, Edmonton, Alberta, nesta quinta-feira (16). A eleição do novo líder liberal está marcada para 9 de março.

Carney pode ser o sucessor de Trudeau

Se Carney vencer, aos 59 anos, ele será o sucessor do primeiro-ministro Justin Trudeau e vai liderar o país nas próximas eleições gerais, que ocorrerão ainda este ano.

No início deste mês, Trudeau anunciou sua intenção de renunciar após nove anos no cargo, uma decisão que veio após crescente pressão para que ele se afastasse.

Carney destaca os desafios do Canadá

“Estou fazendo isso porque o Canadá é o melhor país do mundo, mas ainda pode ser ainda melhor”, afirmou Carney ao lançar sua candidatura. Ele destacou os desafios que o país enfrenta, como a crise de acessibilidade habitacional, salários estagnados e a ameaça das mudanças climáticas.

“As pessoas estão ansiosas, não é à toa. Muitas estão ficando para trás”, acrescentou.

Experiência econômica e enfrentando tempos extraordinários

Carney também mencionou a ameaça de tarifas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que assume o cargo na próxima segunda-feira, afirmando que o Canadá está enfrentando tempos extraordinários. “Ajudei a gerenciar múltiplas crises e salvei duas economias”, disse Carney em sua apresentação. “Sei como os negócios funcionam e como fazê-los funcionar para você.”

Com uma vasta experiência econômica, Carney trabalhou anteriormente no Goldman Sachs e atuou como banqueiro central do Canadá de 2008 a 2013, quando o país se tornou a primeira nação do G7 a aumentar as taxas de juros após a crise financeira. Em seguida, ele se mudou para Londres, onde foi governador do Banco da Inglaterra até 2020, liderando esforços para apoiar a economia do Reino Unido durante o Brexit, embora tenha enfrentado críticas por algumas de suas intervenções iniciais serem consideradas excessivamente políticas. Nos últimos meses, Carney atuou como conselheiro especial em questões econômicas para Trudeau.


Publicado em:
Atualizado em: