Reservas em Bitcoin podem ser catalisadores do mercado de criptomoedas em 2025, diz Coinbase
David Duong, head global de research da Coinbase, afirmou que a discussão sobre criar reservas em Bitcoin (BTC) nos Estados Unidos e em outros países será um dos grandes catalisadores do mercado de ativos digitais deste ano.
O ex-presidente do Insper e ex-secretário de política econômica participou do painel de macroeconomia do Onde Investir 2025.
O que são reservas em Bitcoin?
Reservas em Bitcoin são um tipo de investimento que consiste em manter uma quantidade da criptomoeda como reserva estratégica ou para uso em situações de necessidade. A ideia é que a volatilidade do Bitcoin possa ser compensada a longo prazo, tornando-o um ativo de reserva de valor.
Discussão em vários países
O assunto já foi tratado em nações como Brasil, Chile, Alemanha e Rússia. Nos Estados Unidos, o presidente eleito Donald Trump chegou a ventilar a possibilidade durante a campanha eleitoral de 2024. Estados como Texas e Pensilvânia também debatem o tema.
Adoção de BTC por empresas
No mundo corporativo, empresas como a MicroStrategy, de Michael Saylor, vêm adicionando a criptomoeda como ativo de reserva de valor no patrimônio. O head de research entende que esse tipo de estratégia é vista como uma tendência por parte do mercado.
ETFs de cripto impulsionam adoção por investidores
A adoção de BTC por investidores, sejam do varejo ou institucionais, vem sendo impulsionada pelos ETFs (fundos negociados em bolsa) de cripto, produtos regulados que facilitam que se encaixam em estratégias de investimento mais amplas, lembrou Duong.
Os fundos à vista de BTC dos EUA, por exemplo, acumularam US$ 106,8 bilhões em ativos líquidos totais, segundo dados da plataforma SoSoValue.
Considerações finais
Embora a adoção de reservas em Bitcoin possa ser vista como uma tendência, existem questões relacionadas à segurança e outras preocupações. Além disso, é importante destacar que a volatilidade do Bitcoin pode inviabilizar a função desse tipo de investimento de propriedade do governo, que é estar disponível para uso em situações de necessidade. No entanto, a discussão sobre o tema em vários países mostra que o mercado de criptomoedas continua em constante evolução.