Surto de vírus respiratório na China
Desde as últimas semanas, a China vem registrando um surto de infecções respiratórias causado pelo metapneumovírus humano (hMPV), um dos vírus que causam o resfriado comum. O hMPV foi identificado pela primeira vez na Holanda em 2001 e pertence à família de vírus Pneumoviridae, assim como o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por infecções associadas à bronquiolite, sobretudo entre recém-nascidos e crianças pequenas. O vírus se espalha por meio de partículas respiratórias infectadas que se espalham pelo ar, passando de uma pessoa doente para outras.
Sinais e sintomas
Os sintomas mais comuns de infecções pelo hMPV são semelhantes aos do resfriado ou da gripe, como tosse, febre, dor de garganta, nariz entupido, dores no corpo e dor de cabeça. Em alguns casos, pode causar pneumonia ou inflamação das vias respiratórias. Caso o paciente apresente sintomas graves, como respiração ofegante, dificuldade em respirar, dor no peito, tontura, fadiga intensa, desidratação ou febre persistente, deve-se procurar orientação médica.
Prevenção e tratamento
Para prevenir a infecção pelo hMPV, é recomendado usar máscara em espaços lotados ou mal ventilados, melhorar a ventilação, lavar as mãos regularmente, evitar tocar olhos, nariz ou boca sem antes limpar as mãos e manter o sistema imunológico forte através de uma dieta balanceada, da prática de exercícios físicos regulares e de uma boa qualidade de sono. Não há vacina disponível para prevenção contra o hMPV.
O tratamento para infecções pelo hMPV é semelhante ao tratamento para outras doenças respiratórias e pode ser feito com medicamentos vendidos sem receita médica, como remédios para dor, febre, nariz entupido e tosse. Descansar bastante e manter-se hidratado também é recomendado. Não existe nenhum medicamento antiviral aprovado especificamente para combater a infecção pelo hMPV. Em casos graves, pode ser necessário o uso de oxigênio para ajudar na recuperação.
Diferença entre infecções respiratórias
É difícil distinguir as diferentes doenças respiratórias existentes atualmente, já que a maioria apresenta sintomas semelhantes, como febre, tosse, coriza e congestão. No entanto, o tratamento para cada uma delas pode ser diferente, sendo que médicos podem utilizar testes de diagnóstico para identificar a causa da infecção antes de decidir sobre o tratamento a ser recomendado.