Notícias

Ucranianos céticos sobre promessas de Trump de paz

Muitos ucranianos têm pouca fé nas promessas de Donald Trump de chegar rapidamente a um acordo de paz depois que ele entrar na Casa Branca na segunda-feira.

Ucranianos céticos sobre promessas de Trump de paz

Liudmyla Parybus não está esperando que o novo presidente dos Estados Unidos acabe com a guerra na Ucrânia. Seu senso de ceticismo é compartilhado por muitos ucranianos que têm pouca fé nas promessas de Donald Trump de chegar rapidamente a um acordo de paz depois que ele entrar na Casa Branca na segunda-feira.

“Nosso destino está em nossas próprias mãos”, afirmou Marharyta Deputat, uma gerente de vendas de 29 anos. “Não podemos confiar em mais ninguém.”

Embora cética quanto às chances de um acordo, Hanna Horbachova acredita que o novo presidente norte-americano tem uma grande chance de se tornar um ícone da paz global se cumprir suas promessas.

Nem todos descartam a perspectiva de Trump ajudar a acelerar um cessar-fogo; após sua eleição, mais de um terço dos ucranianos acredita que a guerra terminará até o final de 2025, de acordo com uma pesquisa com cerca de 1.100 pessoas realizada pela empresa de pesquisa Gradus Research em dezembro.

Oleksandr Merezhko, chefe do comitê de relações exteriores do Parlamento ucraniano, também afirmou que Trump poderia consolidar seu legado trazendo paz e segurança para a Ucrânia.

No entanto, as posições de negociação dos dois lados em conflito continuam muito distantes. Os assessores de Trump agora admitem que a guerra da Ucrânia levará meses ou até mais tempo para ser resolvida, o que representa um forte choque de realidade em relação à sua maior promessa de política externa de fechar um acordo de paz em seu primeiro dia no cargo.

“Eles desenvolverão suas capacidades militares para voltar”, disse Oleksii Reznikov, ex-ministro da Defesa e negociador de paz com a Rússia, à Reuters. “Eles vão querer continuar o que começaram em 2014 e continuaram em 2022.”


Publicado em:
Atualizado em: