Notícias

Cuidados com tatuagem no verão

Saiba como cuidar da pele antes e depois de fazer uma tatuagem no verão

Cuidados com tatuagem no verão

Já faz alguns anos que ter uma tatuagem parou de ser algo incomum no Brasil. Em um estudo feito pelo instituto alemão Dalia, cerca de 30% da população brasileira possui pelo menos uma tatuagem. Deste total, 75% têm mais de uma.

Apesar disso, as informações sobre os cuidados com a pele antes e depois de fazer tatuagem não são tão centralizadas.

Cuidados com a pele antes da tatuagem

A pele exige precauções mesmo antes de fazer uma tatuagem. Os cuidados começam com manter a pele saudável e hidratada, evitando principalmente a exposição da área que será tatuada ao sol nos dias anteriores. É importante escolher um profissional qualificado e um estúdio que siga todas as normas de higiene. Se houver irritações, como feridas ou alergias na região, reveja o local desejado ou adie o procedimento.

Cuidados com a pele depois da tatuagem

Após a tatuagem, é necessário seguir as orientações do tatuador. Em geral, as principais recomendações são o uso de pomadas cicatrizantes e a lavagem adequada da área com sabonetes neutros. Evite exposição ao sol, piscinas e praias, exercícios intensos e siga uma dieta com determinados alimentos. O sol é o maior inimigo da boa cicatrização, podendo causar manchas ou prejudicar o desenho. Se não for possível evitar o sol diretamente, a dica é cobrir completamente a tatuagem com roupas ou curativos. O uso de protetor é recomendado após a cicatrização completa, cerca de 20 a 30 dias após o procedimento. É importante manter uma dieta balanceada durante todo o processo de cicatrização, que pode durar de duas a quatro semanas.

Cuidados com a alimentação

Ter uma dieta balanceada é fundamental antes do procedimento, porque o corpo precisa de recursos nutricionais adequados para lidar com o “trauma” causado pela agulha. Evite alimentos ultraprocessados e com alto teor de açúcar refinado, pois esses podem comprometer o sistema imunológico e agravar a inflamação. A água ajuda a manter a pele hidratada e facilita a eliminação de toxinas.

Verão versus outono/inverno

No verão, é necessário tomar processos específicos para evitar infecções e garantir uma cicatrização adequada. O sol, o calor e o suor são inimigos da pele recém-tatuada, mas isso não significa que é obrigatório evitar a época do ano na hora de realizar o procedimento. No frio, a pele transpira menos, o que reduz o risco de infecções ou irritações na área tatuada e é mais fácil proteger a tatuagem do sol, já que usamos mais roupas nessa época.


Publicado em:
Atualizado em: