Notícias

Brasil bate recorde de instalações de energia solar em 2024

O Brasil bateu recorde de novas instalações de sistemas de energia solar em 2024, com 14,3 GW adicionados à matriz energética e um avanço de 30% nos investimentos.

Brasil alcança 52,2 GW de potência operacional de energia solar acumulada

Segundo relatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2024, o Brasil bateu recorde de novas instalações de sistemas de energia solar, alcançando 14,3 GW adicionados à matriz energética e um avanço de 30% nos investimentos realizados em relação a 2023, totalizando R$ 54,9 bilhões. Esses dados incluem desde pequenas instalações para consumo próprio até grandes usinas. A evolução superou as expectativas da entidade, que projetava um incremento de 9,3 GW no ano passado.

Geração distribuída lidera avanço da energia solar no Brasil

A geração distribuída foi responsável por puxar a alta de 2024, com acréscimo de 8,7 GW em relação a 2023. Ela é produzida por pessoas físicas ou empresas que instalam placas fotovoltaicas em seus telhados, fachadas, garagens, tetos de estabelecimentos comerciais e outros. Já a geração centralizada somou 5,7 GW ao sistema, sendo produzida por grandes usinas em enormes telhados, campos ou represas. O Brasil possui mais de 3,1 milhões de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede em operação, beneficiando 4,6 milhões de unidades consumidoras.

Brasil pode crescer ainda mais na energia solar

Apesar do avanço positivo, o presidente do conselho de administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, afirma que há muito espaço para crescimento e que o aproveitamento do potencial solar no país é muito pequeno. Ele ressalta que, atualmente, menos de 5% dos mais de 93,2 milhões de consumidores de energia elétrica no país utilizam a energia solar para gerar eletricidade, enquanto, na Austrália, esse número ultrapassa 33%.


Publicado em:
Atualizado em: