Notícias

Governo argentino facilita uso de moedas estrangeiras no dia a dia

Novas medidas permitem etiquetas com preços em moedas estrangeiras e pagamentos em dólar com cartão de débito

Governo argentino facilita uso de moedas estrangeiras no dia a dia

O governo de Javier Milei, na Argentina, começou a implementar medidas para facilitar o uso de moedas estrangeiras no dia a dia. Entre elas, está a possibilidade de as etiquetas exibirem os preços dos produtos em pesos e em moedas estrangeiras e de os consumidores realizarem o pagamento em dólar com cartão de débito.

Novas normas substituem resolução em vigor desde 2002

As novas normas, opcionais para os comerciantes, substituem uma resolução em vigor desde 2002 que só permitia a exibição de preços em moeda americana em lojas com menor relevância visual. A regra não estabelece qual taxa de câmbio deve ser aplicada nas transações.

Pagamentos em dólares com cartões de débito

O Banco Central argentino anunciou a autorização de pagamentos em dólares com cartões de débito a partir de 28 de fevereiro. Segundo o órgão, pagamentos poderão ser feitos com cartões vinculados a contas em dólares e não envolverão operação de câmbio porque o preço do produto ou serviço será estabelecido nessa moeda. Custos como tarifas e comissões serão os mesmos das operações em pesos.

Javier Milei prometeu adoção do câmbio livre

Milei, que assumiu o poder no final de 2023, havia anunciado recentemente para 2025 a adoção do câmbio livre e o fim do chamado “cepo cambial”, as restrições para a compra de dólares. As novas medidas para facilitar o uso de moedas estrangeiras no dia a dia são uma das promessas cumpridas pelo governo argentino.


Publicado em:
Atualizado em: