Notícias

Posse de Donald Trump como presidente dos EUA

Saiba o que esperar da cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e as ações que ele pretende tomar em seu primeiro dia no cargo.

O que esperar da Posse de Donald Trump

Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos na próxima segunda-feira, o início do seu segundo mandato e a coroação de uma das mais surpreendentes reviravoltas políticas da história norte-americana.

Programação

O dia da posse é, por tradição, amplamente dedicado à pompa e circunstância. Trump fará o juramento para o cargo, provavelmente perante o chefe da Suprema Corte, John Roberts, às 14h (horário de Brasília) diante do Capitólio dos EUA.

Em seguida, Trump fará seu discurso de posse. Em entrevistas, disse que pretende que o discurso seja edificante e unificador.

Após um almoço com líderes do Congresso no Capitólio dos EUA, Trump seguirá pela Pennsylvania Avenue em uma carreata até a Casa Branca, acompanhado por uma procissão de regimentos militares, bandas marciais escolares, carros alegóricos e grupos de cidadãos.

Ações no primeiro dia

Trump também se comprometeu a assinar uma série de decretos sobre assuntos que vão desde a segurança da fronteira até a produção de petróleo e gás em seu primeiro dia no cargo. Ele deve assinar decretos que darão aos oficiais de imigração mais liberdade para prender imigrantes sem antecedentes criminais, enviarão mais tropas para a fronteira com o México e reiniciarão a construção do muro na fronteira.

Os decretos incluirão uma iniciativa para aumentar a produção de energia e dar continuidade à promessa de campanha de Trump de “perfurar, baby, perfurar”, em referência à exploração de petróleo e gás. É provável que Trump também emita a primeira onda de perdões para os réus condenados por participação no ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Convidados e financiamento

Trump rompeu com os precedentes e convidou vários líderes estrangeiros para a cerimônia. Haverá pelo menos 18 festas de gala relacionadas à posse em Washington entre o fim de semana e a segunda-feira.

Os eventos oficiais são financiados pelo comitê de posse de Trump, presidido por seus aliados de longa data, Steve Witkoff e Kelly Loeffler. Bezos e Zuckerberg se comprometeram a doar 1 milhão de dólares cada um para o comitê, assim como o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, e o presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman. O Uber e seu presidente-executivo, Dara Khosrowshahi, doaram 1 milhão de dólares cada um para o fundo.


Publicado em:
Atualizado em: