Presidente argentino lamenta ausência de Bolsonaro na posse de Trump
O presidente da Argentina, Javier Milei, culpou o “regime Lula” pela ausência do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, na cerimônia de posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em Washington, nesta segunda-feira, 20. Milei lamentou a falta de Bolsonaro no evento que une líderes aliados de Trump e chefes de Estado. Porém, não houve interferência do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na decisão que barrou a participação de Bolsonaro na posse.
Partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o despacho que manteve a proibição de Bolsonaro deixar o país. O magistrado rejeitou a dois pedidos da defesa do ex-presidente pela devolução do seu passaportes para que ele pudesse comparecer à posse de Trump.
Bolsonaro, que levou a esposa ao aeroporto, afirmou que está constrangido por não poder comparecer à cerimônia e espera o apoio do líder norte-americano para reverter sua inelegibilidade no Brasil. O ex-presidente será representado pela ex-primeira-dama e pelo filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Júlio Rossato