A Airbus espera emplacar vendas da linha A220 na América Latina
Ainda diante de dificuldades para emplacar as vendas da sua linha A220 na América Latina, a Airbus espera que os primeiros negócios envolvendo essa família de aeronaves ocorra em breve na América Latina.
Em meio a uma reestruturação no mercado de companhias aéreas no Brasil, a avaliação é de que a família mais recente da fabricante possa ser vista como um complemento às frotas.
Os A220 são uma linha de jatos comerciais menores para voos de média distância e se configuram numa das apostas da companhia para os próximos anos. A aeronave foi desenvolvida pela canadense Bombardier com o nome C Series, mas a Airbus assumiu o projeto em 2017 enquanto a desenvolvedora enfrentava problemas de produção.
Interesse em continuar negociando o A220
“Estamos muito interessados em continuar negociando o A220”, diz o presidente da Airbus para América Latina e Caribe, Arturo Barreira, em entrevista ao InfoMoney. “É uma aeronave que acreditamos encaixar perfeitamente no Brasil e na América Latina para rotas mais curtas.”
Barreira relembra que a família A320 foi foi parte do processo de consolidação de aéreas como a fusão entre LAN e TAM para formar a Latam e Avianca e TACA nas operações da Colômbia e América Central. A linha, no entanto, é composta por aeronaves maiores, de 140 a 170 assentos.
O padrão do A220
A avaliação do presidente é de que o padrão do A220, que comporta de 100 a 120 passageiros em sua menor versão, tem espaço para complementar as frotas em um espaço intermediário entre aviões regionais e aeronaves de corredor único com maior capacidade.
Por enquanto, nenhum negócio foi fechado pelas principais operadoras brasileiras, como Latam, Gol e Azul. Recentemente, o CEO da Latam, Jerome Cardier, admitiu que a empresa estuda incluir aeronaves no perfil do A220 à frota, embora a opção da Airbus não esteja sozinha.
A brasileira Embraer é uma das principais concorrentes da Airbus no segmento, com a sua família de jatos E2. Ambas as companhias enfrentaram um ano mais lento em pedidos para suas versões de jatos de média distância.
Otimismo quanto ao aumento do tráfego aéreo na América Latina
Barreira, no entanto, segue otimista quanto ao aumento do tráfego aéreo na América Latina pelos próximos anos. As projeções são de que esse volume dobre em 10 anos e que a quantidade de viagens per capita passe dos atuais 0,4 para 1 nós próximos 20 anos.
“Essa aeronave menor tem sido extremamente bem-sucedida em mercados mais maduros, como Estados Unidos, Canada e Europa, mas vemos que a expansão vai para mercados menos maduros como a América Latina”, diz Barreira. A expectativa da companhia europeia é fabricar 14 aeronaves A220 por mês até 2026.
Dados da reportagem
- Título:Airbus espera emplacar vendas da linha A220 na América Latina
- Categoria:11
- Tipo:news
- Tags:Airbus, A220, Embraer, jatos, América Latina
- Data:20/01/2025
- Autor:Iuri Santos
- Fonte:InfoMoney
Júlio Rossato