Notícias

China mantém taxas de empréstimo estáveis pelo terceiro mês consecutivo

A China deixou as taxas de empréstimo de referência inalteradas pelo terceiro mês consecutivo, conforme esperado, já que o enfraquecimento do iuan tem limitado os esforços de afrouxamento monetário de Pequim.

China mantém taxas de empréstimo estáveis pelo terceiro mês consecutivo

A China manteve suas taxas de empréstimo de referência inalteradas pelo terceiro mês consecutivo, como era esperado, em virtude do enfraquecimento do iuan, que tem limitado os esforços de afrouxamento monetário de Pequim. A taxa primária de empréstimo de um ano (LPR) ficou em 3,1%, enquanto a LPR de cinco anos permaneceu em 3,6%.

A maioria dos empréstimos novos e pendentes na China é baseada na LPR de um ano, enquanto a taxa de cinco anos influencia o preço das hipotecas. Em outubro de 2024, os credores chineses reduziram os referenciais de empréstimos em margens maiores do que as esperadas para reanimar a atividade econômica. A economia da China atingiu as ambições do governo de crescimento de 5% no ano passado, reduzindo efetivamente a urgência de um estímulo monetário iminente em um momento em que o iuan está enfrentando uma nova pressão de depreciação. A margem cada vez menor da taxa de juros dos bancos também limita o escopo da flexibilização monetária.


Publicado em:
Atualizado em: