Deputado brasileiro encontra dificuldades para participar de eventos da posse de Trump
O deputado Maurício Marcon, do Podemos-RS, encontrou dificuldades para participar dos eventos relacionados à posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Marcon passou cinco horas na fila, mas não conseguiu acesso ao comício de apoiadores realizado no domingo, 19. Ele lamentou a situação em uma publicação no Instagram, dizendo que o esquema de segurança era muito forte e que ele e sua esposa estavam exaustos.
Nesta segunda-feira, 20, Marcon tentou entrar na Capital One Arena, para o desfile de Trump após a posse, mas perdeu um encontro entre deputados brasileiros e Steve Bannon, ex-assessor do presidente americano. Outra deputada da comitiva, Carla Zambelli, também não conseguiu comparecer a um evento anterior à posse. Ela sofreu um acidente durante um voo da American Airlines.
Marcon integra a comitiva da oposição brasileira que viajou a Washington para acompanhar a posse de Trump. O grupo inclui integrantes da família Bolsonaro e parlamentares aliados. O governo brasileiro foi representado na posse de Trump por Maria Luiza Viotti, embaixadora do País em Washington.
Bolsonaro não participou da solenidade pois está com o passaporte retido pela investigação por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A defesa do ex-presidente solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução do documento, mas teve o pedido negado pelo ministro Alexandre de Moraes.
Júlio Rossato