Índices futuros dos EUA operam em alta com posse de Trump e Fórum Econômico Mundial
Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta segunda-feira (20), com a atenção dos investidores voltada para a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. Os mercados à vista dos EUA estão fechados devido ao feriado de Martin Luther King Jr.
Trump afirmou que assinará cerca de 100 ordens executivas poucas horas após assumir o cargo e, em um comício no domingo, reiterou suas promessas de deportar imigrantes, cortar regulamentações e liberar recursos energéticos.
Além da posse de Trump, os mercados acompanham o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O Fórum começa hoje e é um dos principais focos dos mercados nesta semana.
Desempenho dos mercados asiáticos e europeus
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta, depois que uma conversa entre Donald Trump e Xi Jinping aumentou as esperanças de alívio das tensões entre EUA e China.
Os mercados europeus operam com alta em sua maioria, com investidores de olho nas primeiras horas da presidência de Donald Trump para dar o tom de seu segundo mandato.
Globalmente há preocupações sobre sua promessa de implementar tarifas universais sobre bens importados para os Estados Unidos, com economistas dizendo que a política provavelmente contribuirá para a inflação e pressionará os consumidores dos EUA.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em leve alta, com redução de preocupações com fornecimento em meio à melhora do sentimento chinês.
Desempenho dos mercados futuros dos EUA
Veja o desempenho dos mercados futuros:
- Dow Jones: +0,19%
- S&P 500: +0,17%
- Nasdaq: +0,29%
Na semana passada, o Dow Jones e o S&P 500 avançaram 3,7% e 2,9%, respectivamente, marcando o maior ganho semanal de ambos os índices desde a semana das eleições presidenciais dos EUA em novembro. O Nasdaq registrou alta de 2,5%, alcançando seu melhor desempenho semanal desde o início de dezembro.
Júlio Rossato