Notícias

Mercado cauteloso com posse de Trump e Fórum Econômico Mundial em Davos

Os Estados Unidos celebram o feriado do Dia de Martin Luther King, Jr., nesta segunda-feira (20), enquanto o presidente eleito Donald Trump toma posse para seu segundo mandato.

Posse de Trump e Fórum Econômico Mundial em Davos

Os Estados Unidos celebram o feriado do Dia de Martin Luther King, Jr., nesta segunda-feira (20), enquanto o presidente eleito Donald Trump toma posse para seu segundo mandato. A cerimônia de posse terá início às 11h30 (horário de Brasília), na Rotunda do Capitólio, em Washington, e será acompanhada por uma atenção especial do mercado, que se mostra cauteloso diante das expectativas sobre as primeiras ações do novo governo.

Investidores também se preparam para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que acontece esta semana. No evento anual, líderes políticos, empresariais e outros especialistas se reunirão no resort alpino para debater uma ampla gama de temas, desde maneiras de impulsionar o crescimento econômico até os desafios representados pela inteligência artificial. O fórum tem início hoje, mas ganha ritmo a partir de terça-feira.

Expectativas para o mercado

Andressa Durão, economista do Asa, diz que a imigração foi um tema central durante a campanha de Trump e que as disputas no Congresso não devem facilitar a implementação de sua agenda, apesar da vitória republicana. “O mercado estará atento também às medidas de cortes de impostos e desregulamentação que Trump tentará emplacar”, afirma.

Por outro lado, Fabio Kanczuk, diretor de macroeconomia do Asa, aponta que a expectativa é de que o aumento das tarifas de importação leve a mais inflação nos Estados Unidos, resultando em juros mais altos, o que pode impactar negativamente o Brasil, com depreciação do real e inflação mais elevada. O economista também prevê um cenário de juros elevados no Brasil e menor crescimento econômico, caso essas tendências se confirmem.

Outros destaques

- O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil é uma “solução” para os Estados Unidos no comércio bilateral.

- O BNDES anunciou na sexta-feira (17) a aprovação de um financiamento de R$ 650 milhões à Bionovis para a instalação de uma linha de produção de insumos e medicamentos biotecnológicos em Valinhos, São Paulo.

- O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que pode ser escolhido como candidato à Presidência em 2026.


Publicado em:
Atualizado em: