Notícias

Redução da seca na região Norte do Paraná em dezembro

Mapa do Monitor de Secas da ANA indica redução da seca na região Norte do Paraná em dezembro. Região ainda apresenta seca moderada a fraca. Resto do Estado não apresenta falta acentuada de chuva.

Redução da seca na região Norte do Paraná em dezembro

O Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), divulgou na sexta-feira (17) que o mapa de dezembro apontou uma redução da seca na região Norte do Paraná. O diagnóstico foi feito em parceria com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

O mapa tem cores que delimitam a intensidade da seca nas diferentes regiões monitoradas, classificando a seca de S0 (menos intensa) a S4 (mais intensa). Em novembro, a região Centro Norte do Paraná registrava seca grave. Já em dezembro a intensidade da seca recuou para moderada a fraca, ainda na mesma região. De acordo com a ANA, esse tipo de seca é mais frequente na região. No resto do Estado não há registro de falta acentuada de chuva.

O que dizem os especialistas

“A redução da seca é um cenário ideal no verão, já que as chuvas são mais frequentes. No Paraná, entretanto, as chuvas de verão não foram suficientes para mitigar a seca de longo prazo que ocorre no extremo norte. Nesta região, na divisa com São Paulo, as chuvas têm sido irregulares e abaixo da média para o período”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Por esse motivo, mesmo com chuva e a categoria menos intensa da seca, ainda podem ocorrer impactos na agricultura e nos reservatórios de abastecimento de água. Segundo o Simepar, há previsão de aumento de chuvas nas regiões mais críticas ainda em janeiro. Isso poderá amenizar o cenário.


Publicado em:
Atualizado em: