Notícias

Bancos brasileiros divulgam resultados com foco em perspectivas para 2025

Principais bancos brasileiros divulgarão resultados do último trimestre e de todo o ano passado na primeira semana de fevereiro. Foco estará nas perspectivas para 2025, com cenário macro mais desafiador e aumento dos custos de funding.

Resultados dos principais bancos brasileiros

Os principais bancos brasileiros começam a divulgar na primeira semana de fevereiro seus resultados do último trimestre e de todo o ano passado. Mas, o foco dos agentes financeiros estará voltado de fato para as perspectivas para 2025 presentes nos balanços e declarações de executivos ao comentar os números.

Continuação das tendências anteriores

Para a maior parte dos bancos, antecipamos alguma continuação das tendências anteriores – ou seja, alguma cautela na originação, provisionamento controlado e tendência ainda positiva para NII (margem financeira) com mercado – para a última parte do ano passado, afirmaram analistas do Citi.

Cenário macro mais desafiador em 2025

Mas, o foco estará nas perspectivas para 2025. Economistas do Itaú mantiveram a previsão de expansão do PIB em 2,2% para 2025, mas a taxa representa uma desaceleração ante o crescimento estimado para 2024, de 3,6%. Para 2026, a previsão passou para 1,5%, de 2%, ano em que eles esperam que o efeito defasado da política monetária seja mais pronunciado.

Recomendações dos analistas

Os analistas do Safra reforçaram que esperam um cenário mais difícil para os bancos em 2025 na sequência de uma contração nas margens guiada pelo aumento dos custos de funding. Lembrando que, no varejo, os juros dos empréstimos normalmente levam seis meses para se ajustar aos rápidos aumentos da Selic, os analistas do Safra apontaram que, esse atraso, combinado com novos limites impostos em linhas de crédito rotativas, provavelmente agravará a compressão de margem em 2025.

No último dia 14, Daniel Vaz e Maria Luisa Guedes, do Safra, cortaram a recomendação das ações do Bradesco para “neutra”, citando pressão em margens e menor visibilidade para a recuperação do ROE. Itaú permaneceu com “outperform”, assim como BB e Santander Brasil continuaram com classificação “neutra”. Todos os preços-alvo foram reduzidos.

Agenda de resultados

O Santander Brasil inicia a temporada de balanços do setor no próximo dia 5, antes da abertura do mercado no Brasil. Itaú Unibanco divulga na mesma quarta-feira, mas após o fechamento. Bradesco reporta no dia 7 e Banco do Brasil em 19 de fevereiro.

Estimativas sobre o resultado do quarto trimestre de 2024 compiladas pela Lseg apontam lucro líquido de 10,882 bilhões de reais para o Itaú, de 5,346 bilhões para o Bradesco, de 9,550 bilhões para o Banco do Brasil e de 3,719 bilhões para Santander Brasil.


Publicado em:
Atualizado em: