Impactos das medidas anti-imigração dos EUA no México
O governo do México está se preparando para os impactos das medidas anti-imigração já iniciadas pelo governo de Donald Trump. Recentemente, a Casa Branca declarou emergência nacional em questões de imigração e segurança para a faixa de fronteira entre o México e os EUA. O temor no lado mexicano é que uma deportação em massa poderia gerar uma crise econômica, desencadear um processo de inflação, aumentar a pressão sobre os recursos nacionais e impactar o fluxo de remessas de dólares.
Programa “México Abraça Você”
Por meio do programa “México Abraça Você”, a presidente Claudia Sheinbaum apresentou uma iniciativa para apoiar migrantes que forem obrigados a retornar ao país. Os funcionários dos 53 consulados mexicanos nos Estados Unidos darão o apoio necessário aos seus cidadãos. O governo federal apoiará os migrantes com programas sociais, como a inscrição em programas habitacionais. Em caso de expulsão, cada um dos migrantes deportados para o México receberá o cartão Bienestar Paisano, com dois mil pesos disponíveis para cobrir as despesas de transporte até suas comunidades de origem. Além disso, o governo colocará um call center à disposição, com 45 operadores, para dar suporte aos cidadãos nos Estados Unidos.
Alerta sobre o programa “Permaneça no México”
A presidente mexicana declarou que o México não será um terceiro país no qual aqueles que procuram entrar nos EUA solicitando asilo podem permanecer enquanto sua situação é decidida. Pois isso geraria um problema de superlotação na fronteira. Trump prometeu retomar esse programa em seu segundo mandato, mas o México não concorda com essa medida.