Donald Trump concede perdão presidencial a criador do site Silk Road
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu mais uma promessa de campanha eleitoral e concedeu nesta terça-feira (21) perdão presidencial para Ross Ulbricht, condenado a prisão perpétua em 2015 em Nova York. Ulbricht é o criador de um site de venda de drogas Silk Road e foi condenado por lavagem de dinheiro e venda de narcóticos.
Ulbricht foi preso em flagrante em 2013, em uma biblioteca de Nova York, depois que a polícia o encontrou com um notebook que tinha o painel de administração do site Silk Road aberto, além de registros de conversas sobre o gerenciamento do site.
O caso Silk Road
A estimativa, segundo procuradores norte-americanos é que o Silk Road foi usado por mais de 100 mil pessoas e movimentou US$ 214 milhões em vendas de drogas por meio da criptomoeda bitcoin, segundo a Reuters.
O Silk Road – ‘Rota da Seda’, em tradução livre – foi fechado em 2013 pelo FBI depois que a polícia prendeu Ulbricht, conforme a BBC.
O Silk Road, no entanto, ressurgiu como Silk Road 2.0, operado por uma equipe diferente. A segunda versão do site foi retirada do ar em novembro de 2014, com a prisão de Blake Benthall, apontado como administrador do segundo site, conforme informações do g1.
Comentário de Trump
Em uma rede social, Trump postou que ligou para a mãe de Ulbricht para informá-la de que havia concedido perdão ao seu filho.
“A escória que trabalhou para condená-lo eram alguns dos mesmos lunáticos que estavam envolvidos na moderna instrumentalização do governo contra mim”, disse Trump, nesta terça.