Notícias

Governo busca baratear alimentos para conter inflação

Ministro da Casa Civil diz que serão tomadas medidas para baixar preços dos alimentos e conter inflação. Conversas serão realizadas com ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda.

Governo busca baratear alimentos para conter inflação

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo federal buscará intervenções para baratear os alimentos e conter a inflação. Ele afirmou que haverá conversas com os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda para buscar um conjunto de intervenções que sinalizem para o barateamento dos alimentos. Rui Costa também afirmou que o governo implementará medidas sugeridas pelos supermercados para tentar conter os preços.

Aumento nos preços dos alimentos preocupa o governo

A inflação é uma das grandes preocupações do governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teme que o aumento nos preços dos alimentos afete sua popularidade. O ministro da Casa Civil afirmou que o clima atrapalhou a safra no ano passado e que isso contribuiu para a inflação dos alimentos. Segundo ele, a expectativa é de um aumento das principais safras neste ano, o que contribuiria para uma baixa nesses valores.

Compromisso com a inclusão social e equilíbrio fiscal

Rui Costa afirmou que Lula tem dois compromissos principais, com a inclusão social – o que inclui programas de assistência, obras e outras ações – e o equilíbrio fiscal. Ele afirmou que, se não houver equilíbrio fiscal, quem paga a conta mais cara são as pessoas mais pobres. O governo só pode gastar aquilo que arrecada, se não gera inflação, gera expectativas ruins para o País”, disse o ministro da Casa Civil.

Ajustes e cortes para manter controle das expectativas do mercado

O chefe da Casa Civil também mencionou cortes feitos pelo governo no passado e afirmou que, a qualquer momento que se faça necessário, serão feitos ajustes para o compromisso fiscal. Deteriorações nas expectativas fazem a cotação do dólar subir, por exemplo.


Publicado em:
Atualizado em: