Entenda a insegurança no mercado financeiro segundo Marcos Lisboa
O economista Marcos Lisboa afirmou que os problemas no mercado financeiro do Brasil vêm desde o início do terceiro mandato de Lula na Presidência. Segundo ele, os investidores apostaram muito no Brasil, mas houve decepções com a falta de comprometimento fiscal e a reprodução do governo Lula 1. Lisboa afirma que o Brasil tem potencial, mas há problemas de curto e longo prazo para serem resolvidos antes que o país possa avançar e ter um crescimento sustentável.
Desafios para o crescimento sustentável do Brasil
No curto prazo, o desafio é garantir que o fiscal não saia de controle. O Brasil tem problemas de longo prazo e de curto prazo, e é necessário limitar o crescimento do gasto público para equilibrar as contas. No longo prazo, o país precisa garantir segurança regulatória para atrair investimentos e empreendedores. É preciso também resolver a questão tributária e a insegurança sobre os marcos regulatórios em setores como energia e logística.
Distorções na tributação brasileira
Lisboa aponta distorções na tributação brasileira, como a confusão entre o tamanho da empresa e o tamanho do acionista, que gera uma tributação mais reduzida para empresas menores. Ele também alerta para a complexidade da tributação sobre a renda, que é uma dor de cabeça em qualquer país do mundo. A polarização em temas tributários e a falta de cuidado com a parte técnica podem tornar o país mais pobre desnecessariamente, segundo ele.