Notícias

Mercados Globais Atentos às Políticas de Imigração de Trump e Dados Econômicos

Os mercados globais seguem atentos às primeiras ações de Donald Trump como presidente dos EUA, com destaque para suas políticas de imigração, as primeiras regularizações de criptoativos e a questão da cidadania para filhos de imigrantes.

Mercados Globais Atentos às Políticas de Imigração de Trump e Dados Econômicos

Os mercados globais seguem atentos às primeiras ações de Donald Trump como presidente dos EUA, com destaque para suas políticas de imigração, as primeiras regularizações de criptoativos e a questão da cidadania para filhos de imigrantes. As repercussões dessas medidas devem influenciar o cenário econômico internacional nas próximas semanas.

Dados Econômicos

Em termos de dados, o dia contará com a divulgação de indicadores como o Índice do Mercado Hipotecário, às 9h. Às 12h30, o mercado acompanhará o Relatório de Estoques de Petróleo da EIA, e, às 18h30, o relatório semanal de Estoques de Petróleo Bruto do API.

No Brasil, após uma agenda esvaziada na véspera, os investidores estarão atentos à divulgação do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central, previsto para as 14h30, assim como o Fluxo Cambial Estrangeiro, também no mesmo horário.

Política

Do lado político, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participa do programa de rádio ‘Bom dia, ministro’, da EBC, às 8h. O presidente Lula inicia sua agenda às 9h com uma reunião com o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.

Mundo

Trump assinou uma ordem executiva para renomear o Golfo do México como “Golfo da América”. Os invasores do Capitólio dos Estados Unidos começaram a sair da prisão após Donald Trump conceder perdão a 1.500 apoiadores no dia de sua posse. Uma coalizão de 18 Estados entrou com uma ação no tribunal federal de Boston alegando que a medida de Trump que retira a cidadania por direito de nascença nos EUA viola a Constituição do País.

Economia

Após dois anos de progresso na inflação e crescimento econômico, o Federal Reserve enfrentará desafios em sua próxima reunião. O presidente interino da SEC (CVM norte-americana), Mark T. Uyeda, anunciou a criação de uma força-tarefa para desenvolver uma estrutura regulatória clara para criptoativos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou 25 objetivos econômicos para 2025 e 2026, com destaque para a reforma tributária da renda.

Outros Assuntos

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A Vale se posicionou sobre rumores de uma possível compra da Bamin.

(Com Reuters)


Publicado em:
Atualizado em: