Brasileira morre após queda de prédio na Holanda
No dia 22 de janeiro de 2025, a brasileira Taiany Caroline Martins Matos, de 32 anos, morreu após cair do quarto andar de um prédio em Breda, na Holanda. Segundo a certidão de registro de óbito emitida pela polícia holandesa e reproduzida em um documento datado e assinado pelo consulado-geral do Brasil em Amsterdã, a vítima morreu vítima de um “ataque cardíaco”.
A morte foi atestada e determinada por um profissional do serviço de perícia identificado como Ami Asmiyati. O atestado de óbito foi lavrado em 14 de janeiro deste ano. O documento timbrado do consulado brasileiro ainda aponta que as “informações não inscritas no termo de registro de óbito não foram fornecidas pelo declarante ou não puderam ser comprovadas em tempo hábil.
A conclusão do caso em tempo recorde revoltou familiares e amigos da vítima. A polícia local levou apenas 24 horas para instaurar e concluir o inquérito afirmando que o caso teria sido uma “queda acidental”.
O documento levanta ainda mais dúvidas sobre o tratamento dado pelas autoridades holandesas em relação à morte da brasileira. A reportagem teve acesso ao documento.
Júlio Rossato