Secretaria de Saúde do Paraná pede doação de sangue durante as férias de verão
Com o aumento do fluxo de pessoas nas estradas, praias e destinos turísticos durante o verão, a Secretaria de Saúde do Paraná faz um apelo para a população doar sangue. Devido ao aumento da demanda nos hospitais e a diminuição das doações de sangue neste período, a Secretaria pede que as pessoas agendem e realizem doações em todas as regiões do estado.
Hemepar
Dentro da rede do Hemepar, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos distribuídos em todas as regiões do estado recebem bolsas de sangue para atendimento de pacientes em cirurgias, traumas e outros tipos de tratamento. A secretaria ressalta que é importante a solidariedade da população, que é uma marca forte dos paranaenses, nessa missão de salvar vidas por meio da doação de sangue.
Requisitos para doação
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres podem doar a cada três meses, num total de três doações ao ano. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado. Além disso, deve evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
Locais para doação
As doações podem ser feitas em todas as unidades do Hemepar no Paraná. Para localizar a unidade mais próxima e agendar a doação, acesse o site www.saude.pr.gov.br/doacao.
Demandas por região
A Secretaria de Saúde do Paraná pede que a população doe sangue em todas as regiões do estado. Cidades como Sarandi, Marialva, Paiçandu, Mandaguari e Mandaguaçu também fazem parte do apelo para doação. Confira a demanda de sangue atual por região no site da secretaria.
Receba as novidades de Maringá
Acompanhe as notícias da região pelo Whatsapp ou Telegram e siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.