Programa Aprova Paraná Universidades
O período de inscrições para o Sistema Aprova Paraná Universidades começou nesta segunda-feira, 20, e segue até quinta, 23, pelo site. O programa inédito destina 20% das vagas nas sete universidades estaduais para alunos da rede pública. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem o maior número de vagas abertas nesta edição.
Ao todo, são 754 oportunidades, divididas em 62 cursos de graduação em diferentes turnos e câmpus. Dessas vagas, 142 são destinadas a cotas raciais e 28 a Pessoas com Deficiência (PcD); o restante é de ampla concorrência. As informações completas estão disponíveis em edital. O programa funciona nos mesmos moldes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas utiliza as notas da Prova Paraná Mais, aplicada para estudantes de escolas públicas.
A democratização do acesso ao ensino superior
De acordo com o pró-reitor de ensino da UEM, Marcos Vinicius Francisco, o propósito do programa é democratizar o acesso ao ensino superior. “Ao ingressarem em uma universidade pública, os estudantes de escolas públicas terão a oportunidade de alavancar sua futura atuação profissional, podendo transformar, inclusive, suas vidas”, destacou.
Prova Paraná Mais
As provas para os estudantes de último ano do Ensino Médio, matriculados em cursos regulares e integrados à Educação Profissional, foram realizadas em dois dias e incluíram os componentes de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Redação; Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química. A ideia é de que o programa seja realizado anualmente a partir de 2025.
Calendário de inscrições e matrículas
Abertura das inscrições: 20 a 23 de janeiroClassificação preliminar: 30 de janeiroSeleção de 1ª ou 2ª opção de curso: 31 de janeiro a 5 de fevereiroClassificação final: 13 de fevereiroMatrícula dos selecionados: 17 a 23 de fevereiro no site da DAA
Informações adicionais
O programa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação (Seed) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das universidades paranaenses. As informações são da ASC.