Banco do Japão eleva principal taxa de juros
O Banco do Japão (BoJ) elevou sua principal taxa de juros de 0,25% para 0,50% ao ano nesta sexta-feira, 24, após mantê-la inalterada nas três reuniões de política monetária anteriores. A decisão veio em linha com a expectativa de analistas ouvidos pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Analistas consultados pela FactSect, porém, projetavam a manutenção da taxa em 0,25%.
O banco central japonês ainda reiterou que seguirá atuando para alcançar uma inflação estável e sustentável de 2% ao ano. As condições econômicas do país devem seguir acomodatícias após a decisão desta sexta, segundo o comunicado.
Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq Composite sobem
Após a notícia da elevação da taxa de juros pelo Banco do Japão, o Dow Jones subiu 2,5%, o S&P 500 avançou 2%, e o Nasdaq Composite registrou alta de cerca de 2,2% na semana.
Lara Rizério
Editora de mercados do InfoMoney, Lara Rizério cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.
Júlio Rossato