China destaca potencial de diálogo com os EUA
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que a cooperação comercial e econômica entre a China e os Estados Unidos é mutuamente benéfica e vantajosa para ambos os lados. Mao Ning destacou o potencial de diálogo para resolver as diferenças entre os países, sinalizando uma abertura para negociação com o presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo a porta-voz, a China nunca buscou deliberadamente um superávit comercial com os EUA. Apesar das diferenças e fricções, os dois países têm grandes interesses comuns e amplo espaço para cooperação, o que pode ser fortalecido por meio de diálogo e consultas.
O país asiático tem mostrado disposição em negociar com Trump, apesar das ameaças do presidente norte-americano. Após falar em tarifa de 10% sobre os importados chineses, Trump reiterou na quinta-feira a ameaça de elevar a taxação sobre itens fabricados no país asiático durante entrevista à Fox News, mas amenizou o discurso ao dizer que preferiria não impor a punição comercial.
A porta-voz destacou que a China está disposta a manter a comunicação com todas as partes para resolver a crise na Ucrânia, em resposta ao comentário feito por Trump no Fórum Econômico Mundial de Davos. Segundo o presidente norte-americano, Xi Jinping, presidente da China, poderia desempenhar um papel importante na resolução do conflito em parceria com os americanos. Mao Ning afirmou que o diálogo e a negociação são a única forma viável de resolver a crise na Ucrânia e que Pequim está comprometida em promover conversas de paz e incentivar condições para a redução das tensões e para uma solução política.
Júlio Rossato