Governo de São Paulo cria novo centro de gestão de risco e alertas meteorológicos
O governo de São Paulo anunciou a criação do Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (CePRAM) sob gestão da Defesa Civil Estadual. O centro, sediado no Palácio dos Bandeirantes, será alimentado pelos sete radares meteorológicos do Estado, permitindo a integração dos equipamentos e a centralização dos dados, que serão analisados por uma equipe de meteorologistas, hidrólogos e geólogos. Os profissionais irão se somar aos que integram o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), órgão ao qual o CePRAM será subordinado. Enquanto o CGE coordena as ações de resposta a desastres, caberá ao CePRAM a emissão de boletins meteorológicos em curto e médio prazos, com alertas para a população.
Novos radares em processo de aquisição
A gestão dos radares é dividida entre a autarquia SP Águas, USP, Unesp e Unicamp. A ideia é aprimorar a previsão de eventos extremos e produzir alertas mais precisos. Segundo o coronel PM Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil, o sistema já está em operação e será consolidado com a instalação na sede. Há novos radares em processo de aquisição para atender a região de Bauru, o centro de São Paulo e o Guarujá.
Conselho Estadual de Mudanças Climáticas
O governo paulista também instituiu o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (Cemc), que atuará com o Comitê Gestor de Política Estadual de Mudanças Climáticas. O conselho terá sua primeira reunião em fevereiro, durante a qual os membros serão empossados e irão deliberar sobre o regimento interno. O conselho, tripartite, é composto por 18 representantes do governo do Estado, dos municípios e da sociedade civil, com mandato de dois anos.
Júlio Rossato