Inscrições abertas para o Prouni do primeiro semestre de 2025
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) referentes ao primeiro semestre de 2025 abriram nesta sexta-feira, 24. Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 ou 2023 têm até terça-feira, 28, para confirmar a inscrição no programa.
O Prouni oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições de educação superior privadas.
Requisitos para concorrer às bolsas
No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal não exceda o valor de 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para escolher bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal não deve exceder o valor de três salários mínimos por pessoa. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.
Aqueles que realizaram o Enem na condição de “treineiro” (ou seja, os que não concluíram o ensino médio no ano letivo de 2024) não poderão participar da seleção.
Número de bolsas disponíveis
Nesta edição, o programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o País. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905, parciais.
Financiamento dos outros 50% da mensalidade
O participante que conseguir a bolsa parcial e não puder arcar com os custos dos outros 50% da mensalidade poderá usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para isso, a instituição e o curso nos quais o candidato for contemplado com bolsa parcial do Prouni deverão ter oferta de vagas para financiamento. É necessário, ainda, que o estudante tenha sido aprovado no processo seletivo do Fies.
Pé-de-Meia das Licenciaturas
Através do ProUni os estudantes também podem participar do Pé-de-Meia das Licenciaturas. Para concorrer à bolsa de R$ 1.050 mensais, é preciso ter nota igual ou superior a 650 pontos no Enem e que optar por curso presencial de alguma área de licenciatura.
Candidatos ao Sisu
Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode participar do Prouni. Os cronogramas das seleções seguem simultaneamente, ou seja, o resultado final de uma seleção tem previsão de ser divulgado só depois do término do período de inscrições de outra.
“Por isso, quem se inscreve nos dois processos tem mais chances de ser aprovado, mas deve, mais tarde, escolher a vaga em que tiver mais interesse, pois não é possível acumular uma vaga em universidade pública ou instituto federal e uma bolsa do Prouni” explica o Ministério da Educação (MEC) em nota.
Júlio Rossato