Notícias

Minério de Ferro sobe com demanda chinesa

Contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram na base semanal pela demanda chinesa resiliente, apesar das tensões comerciais crescentes entre EUA e China.

Minério de Ferro sobe com demanda chinesa

Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram nesta sexta-feira, fechando com leve ganho na base semanal, auxiliados pela demanda chinesa resiliente, mesmo com investidores preocupados com as crescentes tensões comerciais entre Estados Unidos e China.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 0,69%, a 806,5 iuanes (111,26 dólares) a tonelada, marcando um ganho semanal de 0,31%.

O minério de ferro de referência para fevereiro na Bolsa de Cingapura avançou 1,34%, a 105,1 dólares a tonelada. Na semana, o contrato perdeu 0,14%.

Crescimento do consumo e atividade industrial na China

A atividade industrial da China deve ter crescido em janeiro pelo quarto mês consecutivo, segundo uma pesquisa da Reuters, mesmo com o país se preparando para aumentos de tarifas por parte dos EUA.

Além disso, o programa de troca de bens para consumidores da China impulsionou o crescimento do consumo em mais de 1% em 2024, disse o vice-ministro do Comércio, Sheng Qiuping, na sexta-feira.

Os estoques totais de minério nos portos caíram 0,17% em relação à semana anterior, para 145,65 milhões de toneladas, em 24 de janeiro, de acordo com dados da Steelhome.

Tensões comerciais entre EUA e China

Na quinta-feira, Washington apresentou um projeto de lei que revogaria o status de comércio preferencial da China com os EUA, introduziria gradualmente tarifas elevadas e acabaria com a isenção “de minimis” para importações chinesas de baixo valor.

O presidente dos EUA, Donald Trump, também prometeu mais tarifas contra as importações chinesas.

Apesar das crescentes tensões comerciais, Trump disse que sua conversa com o presidente chinês, Xi Jinping, foi “amigável” e que acredita que poderia chegar a um acordo comercial com a China.


Publicado em:
Atualizado em: