O futuro do mercado livre de energia no Brasil
O mercado livre de energia no Brasil tem sido cada vez mais atraente para empresas e consumidores, principalmente pela possibilidade de obter descontos de até 30% na conta de luz em comparação com as distribuidoras de energia. De acordo com dados, cerca de 21 mil clientes migraram para o mercado livre entre janeiro e novembro de 2024, e a tendência é que esse número aumente nos próximos anos.
Aprimoramento dos processos e vantagens para lidar com as demandas dos clientes
O fundador da comercializadora Lead Energy, Raphael Ruffato, acredita que as empresas terão que melhorar seus processos internos e oferecer vantagens para lidar com as demandas dos clientes. Ele considera que os descontos são importantes na retenção do consumidor, mas ressalta que a economia não é o único fator que importa.
Simplicidade e otimização dos processos de backoffice
Ruffato destaca que a simplicidade é um fator importante para os clientes e que os processos de backoffice devem ser otimizados para que as empresas possam lidar com uma potencial carteira de clientes em larga escala, incluindo os consumidores residenciais que poderão migrar para o mercado livre até 2030.
Aprimoramento do relacionamento com o público
O fundador da Lead Energy também destaca a importância de aprimorar o relacionamento com o público, seguindo exemplos de empresas de tecnologia em outros setores, como o Nubank, Airbnb e Uber.
Lead Energy
A Lead Energy foi fundada em 2020 e tem como foco reduzir a conta de energia de empresas que gastam acima de R$ 5 mil. A empresa aposta na simplificação de processos e traz benefícios como 'cashback' e programa de afiliados.
Júlio Rossato