Notícias

São Paulo pode ter mais casos graves de dengue em 2025

Secretário de Saúde diz que expansão do sorotipo 3 preocupa autoridades em evento sobre combate ao Aedes aegypti

Expansão do sorotipo 3 preocupa autoridades em São Paulo

O secretário de Saúde Eleuses Paiva afirmou que há possibilidade de São Paulo enfrentar mais casos graves de dengue em 2025 devido à expansão do sorotipo 3 da doença. Em 2025, já são 29.604 casos e seis óbitos confirmados, e 31 municípios decretaram estado de emergência. O aumento da preocupação se deve à existência de diferentes sorotipos (DENV-1, 2, 3 e 4) e à forma como o organismo reage diante da infecção, podendo contrair a doença até quatro vezes.

Sorotipo 3 retorna após décadas

Em 2024, os sorotipos de maior circulação foram o 1 e o 2. O sorotipo 3, que retorna ao País após décadas, significa que há uma grande parcela da população sem defesas e, assim, suscetível à infecção. Além disso, em uma reinfecção com sorotipo diferente, o sistema imunológico fica confuso e há um maior risco de formas graves da doença.

Vacinação em massa não é esperada

A vacina contra dengue do Butantan ainda não tem registro na Anvisa e a vacina disponível no País tem produção limitada e distribuição restrita pelo SUS. Assim, o combate à dengue em São Paulo deve focar nas medidas tradicionais, como conscientização sobre a eliminação dos criadouros dos mosquitos e uso de inseticidas. O governador Tarcísio de Freitas prometeu encaminhar R$ 228 milhões aos municípios até sexta, 24, para que eles possam investir nessas medidas.


Publicado em:
Atualizado em: