Tesla faz recall de 1,2 milhão de carros na China por problemas de segurança
A Tesla anunciou que fará um recall de cerca de 1,2 milhão de carros na China para corrigir problemas de segurança na direção elétrica e nas câmeras de ré dos veículos. A Administração Estatal para Regulação do Mercado informou que o problema na direção elétrica ocorre devido a um problema de software, que pode causar falhas no sistema de direção. Já a falha nas câmeras de ré pode prejudicar o campo de visão dos motoristas ao dar ré, aumentando o risco de colisões.
A Tesla implantará uma correção de software over-the-air para 871.087 veículos Model 3 e Model Y produzidos domesticamente para resolver a falha na direção elétrica. Outros 335.716 carros – uma mistura de veículos elétricos Model S e Model X importados e Model 3 e Model Y produzidos domesticamente – receberão uma atualização para a falha da câmera. Proprietários de veículos que não puderem receber a atualização remotamente serão contatados para substituições gratuitas.
A Tesla registrou seu primeiro declínio anual nas entregas de veículos em todo o mundo em mais de uma década em 2024 e enfrenta uma concorrência sem precedentes de players chineses como a BYD no maior mercado automotivo do mundo. Fabricantes locais de automóveis oferecem alternativas atraentes em vários pontos de preço.
A participação de mercado da Tesla na China também está diminuindo, com os Teslas representando cerca de 10,6% das vendas totais de veículos elétricos a bateria no varejo no ano passado. Em 2020, a Tesla detinha uma participação de mercado mais próxima de 16%. A Xiaomi também fez recall de 30.931 sedãs elétricos SU7 que foram produzidos entre fevereiro e novembro do ano passado devido a um problema de software que representava um risco potencial de segurança em torno do recurso de estacionamento inteligente do carro.
Júlio Rossato