Notícias

Trump questiona decisão do Fed sobre taxas de juros

Presidente dos EUA afirma que sabe mais sobre taxas de juros do que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell

O presidente Donald Trump questionou a tomada de decisão do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre as taxas de juros e disse que planejava falar com o chefe do banco central “no momento certo”.

Os comentários de Trump vieram horas depois de ele ter feito um discurso em vídeo para a elite mundial no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, onde prometeu pressionar a Arábia Saudita a reduzir os preços do petróleo e pediu uma queda imediata nas taxas de juros — movimentos que ele disse ajudariam a aliviar os preços para os consumidores americanos e fortalecer a economia do país.

Trump sabe mais do que Powell?

“Acho que conheço as taxas de juros muito melhor do que eles, e certamente acho que sei muito melhor do que aquele que está principalmente encarregado de tomar essa decisão,” disse Trump, em uma aparente referência a Powell, enquanto falava com repórteres do Salão Oval na quinta-feira. “Se eu discordar, farei questão de deixar claro.”

Questionado se acreditava que os oficiais do Fed o ouviriam, Trump respondeu: “Sim.”

Embora os presidentes tradicionalmente evitem comentar diretamente sobre a formulação de políticas do banco central, Trump disse à Bloomberg News durante a campanha que deveria ser capaz de dizer a Powell como ele acha que as taxas de juros deveriam mudar.

Independência do Fed

Powell, que enfrentou frequentes críticas de Trump durante o primeiro mandato do presidente, afirmou que o banco central tomará decisões sobre as taxas com base no que é melhor para a economia e de forma independente de considerações políticas ou pressões externas.

Após cortar as taxas três vezes no final de 2024, espera-se que os formuladores de políticas do Fed mantenham as taxas estáveis até que vejam a inflação avançar mais em direção à meta de 2%.

Reunião do Fed

Os oficiais do Fed devem se reunir novamente nos dias 28 e 29 de janeiro em Washington.


Publicado em:
Atualizado em: