Companhia Aérea Azul suspende operações em 12 cidades brasileiras
A companhia aérea Azul informou na última sexta-feira, 24, que suspenderá totalmente suas operações em 12 cidades brasileiras a partir de 10 de março. As cidades são: Campos e Cabo Frio (RJ); Correia Pinto (SC); Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); e Barreirinha (MA).
A companhia alegou, em nota à imprensa, que a suspensão se deve a uma série de fatores, que incluem aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somados às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
Haverá redução de oferta e readequações da operação da Azul em outras localidades. Os voos para Fernando de Noronha (PE) serão operados somente a partir de Recife. Também a partir de 10 de março, os voos saindo de Juazeiro do Norte (CE) passarão a ter como destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da companhia. As operações no aeroporto de Caruaru (PE) serão readequadas, devido à baixa ocupação. Segundo a Azul, os voos passarão a ser realizados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove clientes.
As mudanças fazem parte do planejamento operacional da companhia, e os clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Azul e Abras assinam memorando de entendimento para fusão
Na semana passada, a Azul e a Abras, dona da Gol, outra companhia aérea nacional, assinaram um memorando de entendimento para iniciar as negociações para uma fusão. Caso a união se concretize, a nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país.
Chuvas fortes afetam São Paulo
As chuvas fortes que atingiram São Paulo nessa sexta-feira, 24, causaram alagamentos e deixaram milhares de imóveis sem luz. O volume dos temporais correspondeu a quase metade do esperado de chuva para todo o mês. A Linha 1-Azul do metrô operou com restrições após o alagamento.
Fonte: GMC Online
Júlio Rossato