Um dia normal que mudou tudo
Pedro Marques, de 24 anos, morador de Maringá, teve um sangramento na medula cervical, condição rara que paralisou seu corpo. Ele relata seu tratamento nas redes sociais, enquanto aguarda a confirmação da causa do sangramento.
A espera pela confirmação
O jovem mudou-se de São Paulo para Maringá para cursar artes cênicas, onde conheceu sua namorada e estava prestes a pedi-la em casamento quando começou a sentir dores na nuca. No hospital, ele perdeu o movimento das pernas e dos braços e ficou paralisado. Após 80 dias na UTI, Pedro está fazendo fisioterapia e neuromodulação para ajudar na recuperação dos movimentos.
Tratamento e metas
Segundo o neurologista Gabriel Bortoli, responsável pelo tratamento, a condição é conhecida como hematoma epidural cervical espontâneo. A recuperação é incerta, mas o tratamento busca atingir metas, como melhorar o controle do tronco, as mãos e os membros superiores, para então reabilitar as pernas e os pés. A família de Pedro criou uma vaquinha online para arrecadar recursos para gastos não cobertos pelo plano de saúde.
Rede de apoio
Pedro conta com uma rede de apoio formada por sua família e namorada, que estão ajudando no tratamento. A vida mudou de repente, mas ele valoriza cada cuidado que recebe e comemora cada pequena conquista.
Júlio Rossato