Real tem a maior valorização mensal frente ao dólar Ptax desde junho de 2023
Segundo estudo da Consultoria Elos Ayta, o real apresenta uma valorização de 5,09% até o fechamento do dia 24 de janeiro, encerrando o mês em R$ 5,8925. Dentre as principais moedas do mundo, o real ficou em segundo lugar considerando a cotação PTAX quanto a cotação comercial. Mesmo em um recorte maior de tempo (12 meses), a moeda brasileira figura em segundo lugar no ranking de desvalorização nos últimos 12 meses. O dólar comercial registrou nesta última semana o maior recuo semanal desde agosto do ano passado, em período marcado pelo início do segundo mandato de Donald Trump como presidente dos EUA.
Desempenho do real frente às principais moedas do mundo
O Rublo Russo lidera o ranking com valorização de 11,34% no período, enquanto o peso argentino é a moeda mais desvalorizada, com 21,56% de desvalorização nos últimos 12 meses.
Explicando as diferenças entre as cotações do dólar comercial e do dólar Ptax
A cotação do dólar comercial é utilizada como parâmetro para operações de compra e venda de contratos em moeda estrangeira, enquanto a cotação do dólar Ptax é a média de valores usada como taxa de referência.
Fatores que influenciaram a valorização do real
O início do segundo mandato de Donald Trump como presidente dos EUA, com um tom mais suave sobre tarifas a outros países, e a possibilidade de um acordo comercial com a China, além da zeragem das posições compradas na moeda americana quando o dólar rompeu o piso de R$ 6,00, foram alguns dos fatores que impulsionaram a valorização do real nesta semana.
Previsões para o futuro do dólar
Analistas acreditam que o presidente dos EUA vai manter, neste primeiro momento, a ameaça de um 'tarifaço' como instrumento de barganha e que a revisão do acordo comercial e econômico com a China pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos pode influenciar o futuro do dólar.
Júlio Rossato