Notícias

IA será pilar central da transformação corporativa em 2025

Empresas devem se preparar para a revolução digital, adotando novas tecnologias de forma estratégica e sustentável. Dell prevê tendências-chave que farão da IA um pilar central da transformação corporativa em 2025.

IA será pilar central da transformação corporativa em 2025

IA será pilar central da transformação corporativa em 2025

Nos próximos anos, a Inteligência Artificial (IA) promete transformar os negócios em uma escala sem precedentes. E 2025 será um ano decisivo, em que a IA não será mais uma tecnologia em experimentação, mas uma realidade integrada em operações e processos empresariais. O grande desafio? Preparar as empresas para essa revolução digital, adotando novas tecnologias de forma eficiente e sustentável.

Agentes de IA e estruturas escaláveis

Para dar o próximo passo com IA, as empresas devem focar em identificar áreas de alto impacto na qual a IA pode gerar valor significativo e priorizar esses esforços de forma estratégica. Em 2025, a Dell Technologies prevê tendências-chave que farão da IA um pilar central da transformação corporativa, segundo aponta Luis Gonçalves, presidente da companhia para a América Latina.

O executivo explica que uma delas diz respeito à ascensão dos agentes de IA, sistemas autônomos que planejam, tomam decisões e agem para alcançar metas predefinidas. Para as empresas, considerar agentes de IA é importante porque representa um novo nível de funcionalidade da tecnologia, capaz de melhorar significativamente a eficiência e a inovação.

Outras tendências observadas para 2025 na adoção da tecnologia envolvem a criação de estruturas escaláveis de IA em vez de projetos isolados. Com isso, as organizações conseguirão fazer uso de ferramentas e infraestruturas modernas, além de automatizar tarefas por meio de IA generativa para aumentar a eficiência e o retorno sobre investimento (ROI). Áreas-chave, como, por exemplo, a otimização da cadeia de suprimentos ou o aprimoramento de P&D, podem oferecer benefícios mensuráveis.

Infraestrutura crítica

A Dell antecipa que a infraestrutura necessária para suportar esses avanços, tanto local quanto na nuvem e na borda, será crítica. Apesar do enorme potencial da IA, as organizações enfrentam desafios significativos para adotar essas inovações de forma eficaz. A transição de um projeto piloto para uma implementação em larga escala exige uma infraestrutura robusta, capaz de lidar com as demandas de dados distribuídos e com o equilíbrio de custos, segurança e latência.

Preparação e capacitação

O segredo para superar esses obstáculos está na preparação. Segundo Gonçalves, as empresas devem adotar uma abordagem holística, com foco na modernização da infraestrutura e no treinamento das equipes. Escalar a IA nas empresas impulsiona diretamente a inovação ao criar estruturas reutilizáveis que atendem a áreas de alto impacto e preparam o terreno para avanços futuros. A segurança será um ponto chave para garantir que os sistemas de IA sejam protegidos contra riscos cibernéticos. Modelos como o Zero Trust serão fundamentais para a transformação digital em 2025.

Parcerias e soluções 360

As organizações estão buscando treinamento e consultoria especializada para implementar efetivamente soluções de IA. A Dell Technologies dará suporte às empresas enquanto elas navegam pelos desafios de integrar IA em suas operações, garantindo que as soluções sejam práticas e escaláveis. Para isso, é essencial dar ferramentas e suporte que ajudem as empresas a fazer a transição da fase de prova de conceito (PoC) para a produção em larga escala. Essa abordagem deve incluir workshops, ferramentas e consultoria especializada para priorizar casos de uso, promover a alfabetização em IA entre as equipes e alinhar projetos de IA com objetivos comerciais mais amplos.


Publicado em:
Atualizado em: